Congresso ABIPTI recebe evento de cooperação internacional do programa INCOBRA 19/06/2018 - 15:29

 A 9ª edição do Congresso ABIPTI 2018 ocorrerá nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho em São Luís – MA e recebe, neste ano, o evento INCOBRA InfoDay, iniciativa que capacita pesquisadores e atores de inovação do Brasil a participarem de editais do Horizonte 2020 (H2020) - programa de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da União Europeia.

O projeto INCOBRA (Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union) tem o objetivo de ampliar e fortalecer a cooperação entre organizações científicas, tecnológicas e de inovação europeias e brasileiras. Desde 2016, a ABIPTI faz parte do consórcio INCOBRA, composto por sete organizações brasileiras e sete europeias, sendo financiado pelo programa H2020.

Durante o InfoDay, que acontece no terceiro dia do Congresso, os especialistas apresentarão plataformas de networking para identificar potenciais parceiros para submissão de propostas ao H2020 e construção de consórcios de CT&I com organizações da União Europeia.  O evento também apresentará casos de sucesso, , e e os diversos mecanismos para a cooperação internacional em CT&I dentro do escopo do H2020. Além disso, serão apresentadas as chamadas do H2020 para 2018-2020 com o objetivo de incentivar, cada vez mais, a comunidade científica brasileira a se beneficiar destas oportunidades.

Ainda no dia 29 de junho, no período da tarde, o INCOBRA também promoverá o Workshop sobre Responsible Research Innovation (RRI), conhecida como Pesquisa Inovadora e Responsável, contemplando tópicos como: conceito de RRI, exercícios de diferenciação, exemplificação do tema em contextos práticos,  e feedback aos participantes. O termo RRI descreve um processo de pesquisa e inovação que leva em conta os efeitos e potenciais impactos no meio ambiente e na sociedade. A abordagem foi incluída nos programas da União Europeia e desenvolvida em publicações científicas e em projetos tecnológicos.

O Workshop pretende criar uma conscientização sobre a RRI entre os participantes e em suas organizações, já que eles serão convidados a refletir sobre a implementação da RRI em seus ambientes de trabalho. Com formato aberto para um grupo diversificado de pessoas, o Workshop abordará diferentes perspectivas sobre a RRI e é destinado, principalmente, a gerentes, empresários, executivos, atores públicos e pesquisadores.

As inscrições são limitadas. Para participar, inscreva-se em:

http://www.sympla.com.br/inscricao-infoday__297262

Sobre o Congresso ABIPTI

Com o tema “Desafios e propostas para um Brasil inovador”, o Congresso ABIPTI deste ano trará, além do Incobra InfoDay, importantes palestrantes, como o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Marcos Cintra; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, e o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para debater os desafios da inovação no Brasil e formas de impulsioná-la.

As inscrições promocionais para o Congresso ABIPTI 2018, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho, no Rio Poty Hotel, em São Luís - MA, foram estendidas até a data do evento. Os valores permanecem de R$ 350 para associados e estudantes e de R$ 700 para não associados. Inscreva-se aqui!

Realizado a cada dois anos e com caráter internacional, o Congresso ABIPTI se tornou uma referência no calendário de eventos do setor de ciência, tecnologia e inovação do país, reunindo gestores, pesquisadores e especialistas para debater e apontar os caminhos a serem tomados pelas instituições nos anos subsequentes.