Comitiva alemã conhece protótipo da Casa Sustentável do Tecpar 07/11/2018 - 10:39

Tecpar entrega primeira unidade do protótipo da Casa Sustentáv

Uma comitiva alemã visitou nesta terça-feira (6) o protótipo da Casa Sustentável desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e instalada no Campus Araucária do instituto. O grupo foi liderado por Franz Pöter, diretor da Solar Cluster Baden-Württemberg e um dos palestrantes da 5ª Smart Energy Ciei&Expo, 9ª GreenBuilding Brasil e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae. O grupo visitou ainda as instalações da Plataforma Smart Energy, no campus CIC.

O protótipo da Casa Sustentável do Tecpar testa tecnologias verdes em uma moradia de 44 metros quadrados com custos que podem ser enquadrados nas condições do programa Minha Casa, Minha Vida.

Uma das ações do projeto Smart Energy Paraná, o protótipo será usado como referência para construções de moradias sociais no Estado. A Casa Sustentável é uma residência com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Os diferenciais do projeto incluem a geração própria de energia elétrica ao aproveitamento da água da chuva.

O Tecpar, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vão instalar outras duas casas para gerar dados para os estudos do Tecpar, uma em Jacarezinho e outra na Região Metropolitana de Curitiba. A intenção é avaliar os dados dos três protótipos para chegar a um modelo que possa ser replicado em todas as regiões do Paraná.

A Casa Sustentável cumpre sete de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para serem cumpridos até 2030. O principal deles é o número 11, que prevê tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.

Evento

O tema que norteia os debates da 5ª Smart Energy Ciei&Expo, 9ª GreenBuilding Brasil e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae é “Construindo o Brasil que queremos”. Ao longo dos três dias de evento, especialistas, autoridades e lideranças dos setores de energias renováveis e construções sustentáveis falam sobre os desafios, conquistas e resultados alcançados pelo movimento no Brasil.

O evento conta com a presença de palestrantes de renome mundial para apresentar cases de sucesso, novas tecnologias para o mercado de green buildings, além de debater com os participantes o desenvolvimento da geração distribuída, projetos de eficiência energética e construção sustentável.

A Conferência Internacional de Energias Inteligentes (Smart Energy Ciei&Expo) é promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É organizado pela Paraná Metrologia e conta com o apoio do Institutos Lactec e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://evento.smartenergy.org.br.