Com o vice-governador, empresários tchecos visitam o Tecpar 13/09/2019 - 16:55

O vice-governador Darci Piana acompanhou nesta sexta-feira (13) empresários da República Tcheca que foram conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar e propor parcerias com o país. Integraram a comitiva o diretor de exportações da fabricante de veículos Tatra Trucks, Pavél Petrásek; e o gerente comercial para América Latina da CSG Aerospace, Jirí Kupka.

Piana afirmou que o Governo do Paraná está empenhado em fazer com que o Estado se desenvolva principalmente com tecnologias novas, avançadas e modernas. Para isso, segundo ele, a participação do Tecpar é fundamental, já que pode dar suporte para empresas que pretendem se instalar no Estado, principalmente na área de tecnologia.

“Estamos aqui para mostrar o que o Tecpar pode fazer e de que forma pode contribuir na chegada desse novo grupo ao Paraná, tanto em sua pretensão da construção de uma fábrica de caminhões aqui no Paraná e também em outros produtos do grupo”, disse o vice-governador.

A visita é fruto da passagem da comitiva paranaense pela República Tcheca, liderada pelo vice-governador, no mês de agosto. Durante a missão, ficou estabelecido que um grupo de empresários tchecos viria ao Paraná para uma nova rodada de negociações.

“Este é um momento de reformulação para o Tecpar, em que o instituto passa a oferecer novas soluções tecnológicas e inovação, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Os empresários apresentaram seus projetos e manifestaram interesse em iniciar tratativas de cooperação com o instituto nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e também na questão de vacinas para animais.

“Queremos trabalhar para que aja uma cooperação mútua entre as indústrias tcheca e brasileira, entre os governos tcheco e brasileiro, de forma frutífera para ambas as partes e por muitos anos”, afirmou o gerente da CSG Aerospace.

EMPRESAS - A Tatra é uma fabricante de caminhões fundada em 1850. Em julho, a empresa firmou um protocolo de intenções com a prefeitura de Ponta Grossa para instalação da fábrica na cidade, que deverá ser a primeira fora do país de origem.

O investimento inicial previsto é de R$ 600 milhões. A CSG Aerospace é uma divisão do Czechoslovak Group que conecta mais de 20 empresas tchecas e eslovacas que operam nas indústrias civis e de defesa.

PRESENÇAS - Também participaram da reunião o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luíz Junior; o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio-PR, Rui Lemes; a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcella Scoczynski; além da equipe técnica do Tecpar.

REPÚBLICA TCHECA – Localizada ao centro da Europa, a República Tcheca é uma democracia parlamentarista, com aproximadamente 11 milhões de habitantes. A cidade de Praga é a capital do país, que tem economia baseada na indústria siderúrgica, automobilística, bebidas e cristais.