Com apoio do Tecpar, empresa cria equipamento que usa nova embalagem para o e-commerce 27/06/2016 - 11:17

Um empresário de Pinhais teve a ideia de desenvolver um equipamento que embala os produtos vendidos pela internet em embalagens customizadas e ecológicas, mas não sabia qual o melhor plástico usar para criar esse novo produto. Ele então participou de um programa que, ao final, disponibilizou um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que apontou o melhor componente para a sua nova máquina.

A JB Adesivos, localizada na região metropolitana de Curitiba, é administrada pelo empresário João Alberto Dal Poggetto, que participou de um programa da Prefeitura de Pinhais e do Sebrae-PR, o Sebraetec, que subsidia serviços voltados a empresas que querem inovar.

A empresa de Poggetto desenvolveu um protótipo de um equipamento que embala o produto comprado pelo e-commerce em uma embalagem que cubra a compra sem sobras e que tenha uma alta durabilidade. “Queríamos um material que mantivesse as características das atuais embalagens, mas que pudesse ser customizado e que fosse mais ecológico. Só não sabia qual material era esse”, explica.

O empresário participou então do Sebraetec, que conta com o apoio das soluções tecnológicas do Tecpar. O Centro de Tecnologia dos Materiais realizou diversos ensaios para encontrar o melhor material para o equipamento da JB Adesivos. “Os especialistas do Centro estudaram os materiais disponíveis no mercado e chegaram a uma formulação específica para a empresa”, explica Bill Jorge Costa, analista do Tecpar Informação, que coordenou o atendimento e redigiu o relatório com as informações técnicas para a empresa.

Com o relatório em mãos, Poggetto já faz planos para o equipamento. “Agora que temos as especificações técnicas do plástico que pode ser usado, bem como a lista de fornecedores, feita pelo Tecpar, podemos investir no protótipo ou ainda vender a ideia para quem tiver interesse. É um equipamento que resolve um grande problema do e-commerce, por usar menos embalagem e ainda ser de um material ecologicamente correto”, pontua o empresário.

Conheça a JB Adesivos pelo site www.jbadesivos.com.br.

Soluções Tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar - Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

Sebraetec

Para obter mais informações sobre o Programa Sebraetec o empresário deve acessar o site sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec.