Cluster de empresas belgas vem ao Tecpar para delimitar parcerias 13/06/2015 - 15:25

O cluster de empresas belgas na área alimentícia WagrAlim voltou ao Tecpar na última sexta-feira (12) para debater propostas de parcerias para análises de alimentos. No início do ano, representantes do país já estiveram no instituto para conhecer as atividades do Tecpar.

Dessa vez, porém, o encontro foi mais produtivo, gerando acertos para um trabalho conjunto, segundo a gerente dos Parques Tecnológicos, Rosi Mouro. A reunião foi organizada por Rosi e pela gerente do Centro de Tecnologias de Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão, e contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Reginaldo Joaquim de Souza, de Olivier Fain, da WagraAlim, e da equipe técnica do instituto.

Na reunião, Fain apontou haver interesse da Wagralim em desenvolver parcerias com o Tecpar para análise de alimentos com tecnologia avançada, possivelmente com transferência de tecnologia, e ainda vontade de identificar uma instituição brasileira que possa trabalhar em parceria com ensaios em megagenômica. O cluster ainda informou que há interesse do grupo de empresas em processos de certificação de orgânicos.

Na reunião, a equipe do Tecpar apresentou ainda demanda para projetos H2020 em cooperação e novas tecnologias para dinamização de ensaios.

A Wagralim é um polo de indústrias agroalimentares da região de Wallonia, na Bélgica. O cluster reúne empresas do agronegócio belga e realiza capacitações para o desenvolvimento de novos produtos, entre outras atividades.

Na reunião, ficou acertado que o Tecpar e a WagrAlim vão manter contato. Até julho, Fain deve dar uma resposta às demandas do Tecpar. Em setembro, o instituto deve receber uma nova visita de empresas belgas, já identificadas pelo cluster para formar possíveis parcerias com o Tecpar.