Ciência de dados é tema de evento promovido pelo Tecpar 12/09/2019 - 10:15

Estão abertas as inscrições para o Data Science Summit 2019, evento anual que debate sobre os avanços em técnicas, tecnologias e tendências na área de Ciência e Análise de Dados. A conferência acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Cerca de 350 pessoas são esperadas para o evento, direcionado a profissionais que trabalham com grande volume de dados, gestores que precisam entender cenários complexos antes de definir ações operacionais e profissionais que trabalham na implantação de recursos de Indústria 4.0, Smart Cities (cidades inteligentes) e Smart Things (coisas/objetos inteligentes).

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que a conferência é uma grande oportunidade para empreendedores que desejam aprender mais sobre o uso da Ciência de Dados, importante aliada das organizações que buscam mais eficiência em suas atividades.

“O Tecpar é o grande parceiro dos empresários que desejam inserir a inovação tecnológica em seus negócios. Para isso, está sempre promovendo a difusão de novos conhecimentos e ferramentas que auxiliem as empresas a reduzir custo, aumentar a produtividade e identificar outros potenciais negócios ”, afirma Callado.

Programação – Segundo Rogerio Moreira de Oliveira, gerente do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar, a programação do evento contará com temas diversificados, como Proteção de Dados e o ETL (Extract, Transform, Load), que são ferramentas de software para extração, transformação e carregamento dos dados.  Ao final de cada dia do evento haverá uma mesa redonda com os conferencistas.

“A proposta da conferência é trazer conteúdo na forma de experiências, sucessos e insucessos, com Data Science aplicada aos mais diversos setores. O objetivo é contribuir para que os participantes possam, com a análise de dados, solucionar problemas dos mais simples aos mais complexos", pontua Oliveira.

Entre os palestrantes confirmados estão Ricardo Stumpf, analista de negócios no Tribunal de Contas da União (TCU); Igor Campos, cientista de dados na Volvo do Brasil; Denise Tsunoda, professora doutora do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Leandro Cruz, sócio-fundador da Oystr, empresa que atua na criação e desenvolvimento de robôs jurídicos; e Gabriel Lima, analista de dados e instrutor de cursos na área de ciência de dados.

O Data Sciencie Summit 2019 é organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em parceria com a Paraná Metrologia e Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no site do evento http://www.datasciencesummit.com.br/.

SERVIÇO:

Data Science Summit 2019

Data: 08 e 09 de outubro (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: Museu Oscar Niemayer (MON) – Auditório Poty Lazzarotto

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba