Bascos chegam para costurar parceria no Smart Energy Paraná 10/09/2012 - 18:47


Para levar adiante a costura de uma parceria com o governo paranaense no impulso à matriz de energias inteligentes no Estado, está desde essa segunda-feira (10/09) em Curitiba uma delegação do País Basco (Espanha), que já desenvolve projetos bem adiantados e consagrados nessa área.

Os bascos foram apresentados governador em exercício, Flávio Arns, pelo secretário Alípio Leal, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Seti, e de Júlio C. Felix, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. Arns já conhece a concepção do projeto paranaense, no qual a vice-governadoria está envolvida desde o início. Ao recepcionar a comitiva estrangeira, o vice-governador declarou a importância para o governo do Paraná “do pleno desenvolvimento desse programa. Agora está na hora de nós fazermos o acordo firmado em papel se transformar em operacional, com o estabelecimento de metas e cronogramas” – salientou, referindo-se ao protocolo de intenções assinado em Bilbao, no País Basco, quando do primeiro contato oficial entre as partes, em viagem de Leal e Felix àquela região, há dois meses.  

O cumprimento da agenda de compromissos da comitiva basca em Curitiba aponta todos os órgãos ligados ao processo. A reunião acontecerá no Tecpar pelo fato de o instituto ter sido designado para a governança do Smart Energy Paraná, uma vez que já possui projetos institucionais em curso, como a Plataforma de Tecnologias Inteligentes, projeto de uma plataforma tecnológica para redes inteligentes e geração distribuída de energias renováveis, visando, entre outras metas, a experimentação tecnológica e a homologação/certificação de produtos e processos.

O Smart Energy Paraná é um programa do Governo do Estado do Paraná que objetiva colocar o Estado, estrategicamente, em um período de 10 anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes. O programa promove os ativos paranaenses para a obtenção de recursos e competências e ordena objetivos de projetos institucionais e multi-institucionais, de forma a que, coordenados, contribuam pela soma e troca de suas experiências e resultados.

Na quinta-feira o grupo se deslocará até o litoral do Estado, para tomar conhecimento do local de outra ação do Tecpar, o projeto multi-institucional Costa das Energias Verdes, com o conceito de “habitat de inovação”, que objetiva o estabelecimento de um modelo replicável de interconexão de geração distribuída de energias renováveis com redes inteligentes, a formação de competências técnicas e científicas, a atração de negócios em inovação e tecnologia, a consolidação de parcerias de cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento do Litoral do Estado do Paraná.

“Importante também é o envolvimento do setor privado nesse programa e a visita dos bascos ao Palácio Iguaçu nos ofereceu esse registro positivo, pois vários diretores de três empresas do País Basco estiveram presentes, manifestando interesse em participar do projeto. Isso reflete o modelo lá existente, pois todo o investimento deles na área de energia vem 2/3 do setor privado, contra 1/3 do governo. E o que o vice-governador nos passou é que também seria o ideal para ser instalado aqui, pois esse investimento retorna à população na forma de novos empregos e arrecadação de mais impostos” – comentou Júlio C. Felix.