Perguntas frequentes – Kits de Diagnóstico Veterinário

FAQ é um acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas Frequentes. Uma FAQ, quando usada num contexto pluralista, significa uma compilação de perguntas frequentes acerca de determinado tema.

 

  1. Qual a diferença entre antígeno e vacina?

Antígeno: é toda substância (fungos, vírus, bactérias ou protozoários) que ao entrar em contato com o organismo, é capaz de gerar uma resposta imune produzindo anticorpos. A reação antígeno-anticorpo pode ser observada in vitro, em testes de diagnósticos sorológicos e é utilizada pra diagnosticar doenças.

Vacina: A vacina funciona como antígeno, pois estimula o organismo a produzir anticorpos de defesa contra o agente inoculado, criando assim uma memória imunológica. As vacinas podem conter antígenos inativados ou atenuados.

 

  1. Para que são utilizados os Kits para Diagnósticos e os Antígenos produzidos pelo TECPAR?

Os Kits para Diagnósticos e os Antígenos são utilizados para realizar testes sorológicos in vitro a fim de verificar a presença ou não do anticorpo frente ao antígeno, detectando assim se o animal esteve em contato com o agente infeccioso.

Alguns antígenos também podem ser inoculados diretamente no animal e através da resposta imunológica (reação inflamatória localizada) realiza-se o diagnóstico da doença.

 

  1. Para realizar os ensaios de diagnóstico de Brucella ovis ou de Leucose Enzoótica bovina, posso usar o mesmo gel que utilizo para realizar o diagnóstico da anemia infecciosa?

Não, os antígenos são diferentes necessitando assim de géis específicos, pois têm afinidades a produtos químicos distintos. Portanto deve-se sempre conferir na bula a formulação do gel antes de utilizar cada antígeno.

 

  1. Posso comprar os Kits para Diagnósticos e os Antígenos diretamente do TECPAR?

Apenas os Kits para Diagnósticos de Leucose Enzoótica Bovina e Brucelose Ovina podem ser comprados diretamente do TECPAR.

Os Antígenos para diagnóstico de Brucelose Bovina (Antígeno Acidificado Tamponado, Antígeno para Prova Lenta em Tubos e Antígeno para Prova do Anel do Leite) e Tuberculose Bovina (PPD bovina e PPD aviária) são controlados pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e, devido a isso, só podem ser vendidos a veterinários habilitados ou laboratórios credenciados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para realização destes diagnósticos. Esta venda só pode ser efetuada através da autorização das Secretarias da Agricultura dos Estados. Para maiores informações sobre o PNCEBT e sobre a compra destes Kits e Antígenos, consulte o link: http://www.agricultura.gov.br/animal/sanidade-animal/programas/prog-nacional-controle-erradicacao-brucelose-tube

 

  1. Como faço para comprar os Kits para Diagnósticos de Leucose Enzoótica Bovina e Brucelose Ovina?

A solicitação de orçamento ou envio de pedido de Kits para Diagnóstico de Leucose Enzoótica Bovina e/ou Brucelose Ovina podem ser feitos através do e-mail vendas@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3116.

 

  1. O que faço caso o produto fique fora do gelo ou da geladeira, ou seja, fora da temperatura recomendada de 2ºC a 8ºC?

Os Kits para Diagnósticos e Antígenos que porventura forem mantidos fora do gelo ou geladeira não tem mais a sua qualidade garantida pelo fabricante (TECPAR), portanto não podem mais ser utilizados. Este Kits e/ou Antígenos devem ser descartados.

 

  1. Posso congelar os Kits para Diagnósticos ou os Antígenos? Posso utilizar os Kits para Diagnósticos e os Antígenos após os mesmos terem sido congelados?

Não. Com o congelamento as proteínas do antígeno são desnaturadas, perdendo as atividades imunogênicas. Os antígenos que porventura forem congelados não tem mais a sua qualidade garantida pelo fabricante (TECPAR), portanto não podem mais ser utilizados. Este Kits e/ou Antígenos devem ser descartados.

 

  1. Como procedo para efetuar o descarte dos Kits para Diagnósticos e/ou dos Antígenos?

Os Kits para Diagnósticos e os Antígenos que estiverem vencidos, inutilizados ou avariados devem ser encaminhados para as Secretarias da Agricultura dos Estados para a adequada destinação.

 

  1. O produto venceu ontem, ainda posso utilizá-lo?

O prazo de validade do produto consta no rótulo e o mesmo não pode ser utilizado após esta data.

 

  1. Posso guardar os Kits para Diagnósticos e os Antígenos na porta da geladeira?

Não é recomendável armazenar Kits para Diagnósticos e Antígenos na porta da geladeira devido às variações de temperatura a que este local está exposto.

 

  1. Os testes causam reações adversas?

Não. Os antígenos para diagnóstico de Brucelose Bovina e os Kits para Diagnóstico de Brucelose Ovina e Leucose Enzoótica Bovina são testes sorológicos in vitro e, portanto, não entram em contato direto com o animal, não causando reações adversas.

Os testes realizados com os antígenos para diagnósticos de Tuberculose Bovina (que são realizados diretamente nos animais) produzirão reação inflamatória esperada caso o diagnóstico seja POSITIVO, não sendo, portanto, uma reação adversa. Não há relatos sobre reações adversas que não a reação inflamatória esperada em animais submetidos ao teste.

 

Elaborado pelo Grupo Plano de Ação – Kits de Diagnóstico

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados